Ericeira-Aniversário do Ouriço.

OURIÇO-A discoteca mais famosa da Ericeira fez no passado dia 25 de Agosto 50 ANOS. É considerada a discoteca mais antiga de Portugal. Lindo ! É sempre uma grande festa. Ano após ano , são cada vez mais as pessoas à porta do Ouriço para festejar o seu aniversário. Este ano, era ver estes jovens todos bem vestidos, com sua vestes brancas  sinónimo de Paz, em frente à porta da discoteca, viradinhos para o mar , respirando o cheiro a maresia. Estava uma noite maravilhosa. Na rua, numa tenda provisória, passava o filme da Ericeira. Que bonito é este filme. Mostra o antigamente o moderno e  ao vê-lo com atenção , prevemos que a Ericeira vai continuar a ser uma bonita estância balnear, que os seus habitantes vão continuar a ser um povo hospitaleiro onde os turistas  vão continuar a sentirem-se felizes e festejar muitos aniversários no OURIÇO.
Parabéns ao artista que de vez em quando muda a fachada da discoteca. Sempre bonita e diferente. Boa lembrança!
Vou contar-vos a minha história e a minha primeira ida ao Ouriço. Foi há 49 anos.A entrada era proibida a menores…mas eu queria tanto ir… Por outro lado, a minha saudosa  irmã mais velha 20 anos , a quem eu devia obediência  não me deixava “pôr o pé em ramo verde”.
Combinamos 3 amigas, e com grande choradinho, acompanhadas de um grande amigo e saudoso Sr.Matoso,  lá fomos para o Ouriço.  Pois foi! – A música era a acordeão. Não acreditam ?- Mas foi verdade. Era sócio gerente o Sr. Carlos Gil de Sousa, mais conhecido por “Carlos da Cilita”.Tinha serviço de bar e restaurante. O menú era bacalhau à Ouriço.  Espécie de bacalhau à Bràs , mas com as claras batidas em castelo. Foi uma noite inesquecível . Acabou à hora que os jovens de hoje, começam as suas noitadas.
Voltei lá poucos anos mais tarde. Já eram outros sócios . O meu saudoso amigo e compadre Gabriel Campos e o Frederico. Continuou a haver  restaurante ,  bar , boite,  já tocavam  muitos discos e de vez em quando uma musiquinha  ao vivo.
Bem hajam aqueles que o inauguraram e todos os seus sucessores. Só assim foi possível celebrar os  50 anos do Ouriço.
Mais uma vez PARABÉNS.
(A foto a preto e branco é do Gabriel e foi-me cedida por sua esposa)

Esta entrada foi publicada em Ericeira, Portugal. ligação permanente.

8 respostas a Ericeira-Aniversário do Ouriço.

  1. Conceição Azevinheiro diz:

    É verdade, parabéns ao Ouriço e a todos aqueles que ao londo destes 50 anos conseguiram manter aberto um espaço tão especial onde algumas gerações se divertiram, criaram amizades, começaram namoros e até casamentos. 50 anos são muitos anos e é sempre bom saber que há coisas que podem durar e continuar na moda apesar de todas as dificuldades.
    Os meus votos vão no sentido de que possamos continuar a parabenizar o Ouriço durante muitos anos e que continue a ser uma referência da nossa querida Ericeira.

  2. Joana Fevereiro diz:

    Parabéns ao Ouriço. Lembro-me de ir ao Ouriço quando tinha os meus 16 anos e era dificil de entrar por ser menor. Nem sempre ia porque o meu pai não me facilitava as saídas à noite. Continuei a ir anos de seguida pois passava férias na Praia das Maçãs, que não fica longe da Ericeira. Ia com um grupo de amigos e divertiamo-nos imenso.

    • Raquel Lourenço diz:

      Muito obrigada por ter comentado. Sim , depois de 50 anos , é sempre bom recordarmos. Recordar é viver.

      Também gosto da Praia das Maçãs e muito mais da minha querida Azenhas do Mar. Aguardo mais comentários.
      Cumprimentos
      Raquel

  3. aqui há gato diz:

    O velhinho Ouriço a unica discoteca que resta na Ericeira.

  4. adolfo diz:

    Olá Tia, está a construir um exelente blog, muitos parabens, tenho de o visitar mais vezes pois esta sempre a actualiza-lo. Beijo grande e continuação de bom trabalho

  5. José Ericeira diz:

    E que o Ouriço continue por muitos anos mas devia abrir em Maio e com preços atractivos,trabalhando como Bar ( seria o melhor,de certeza!!!!), para os primeiros turistas e não só ,terem mais alternativas á noite da Ericeira nessa altura, pois nesse mês já aparecem alguns e ficam limitados aos bares que têm de fechar ás 2h00,sendo que alguns acabam por ir para outras paragens…
    Proprietários …pensem nisso…

    • Deveria de abrir não em Maio mas sim a princípios de Abril…é verdade o que o Zé escreveu, já existem mts turistas ,e perguntam mts vezes…
      Its here on Ericeira ,a Bar/Discotheque where we can drink and dance??? Eu recomendo sempre para o Ouriço,mas mts vezes no dia seguinte respondiam desanimados que estava fechado e íam para outros lados…
      To Bad!!!

  6. O Frederico… ai aiai que saudades dos tempos que passaram,os bons bifes que ele e a Esposa dele serviam no Ouriço…depois ía-mos até ao Café Xico ou ao Morais beber um cafézinho and after……cabummmmmmmmmmmmmmm dance and enjoy the Night’s Of Ouriço!
    Ouriço Forever…
    fez parte da minha juventude e faz parte do meu presente!

Deixe um comentário